sexta-feira, 31 de março de 2017

O mais antigo e raro cachorro do mundo

O mais antigo e raro cachorro do mundo foi redescoberto na natureza


O mais antigo e primitivo cachorro do mundo finalmente foi visto em seu habitat natural, acabando com nossos temores de que tivesse desaparecido totalmente.
Os pesquisadores confirmaram a existência de uma população saudável e viável, escondida em uma das regiões mais remotas e inóspitas da Terra, as montanhas centrais da Nova Guiné.

Incrível

De acordo com a análise de DNA, estes são os mais antigos canídeos existentes.
Uma recente expedição à área resultou em mais de 100 fotografias de pelo menos 15 indivíduos selvagens, incluindo machos, fêmeas e filhotes, florescendo em isolamento e longe do contato humano.

“A descoberta e confirmação deste cão selvagem pela primeira vez em mais de meio século não é apenas empolgante, mas uma oportunidade incrível para a ciência”, disse em um comunicado o grupo por trás da descoberta, o New Guinea Highland Wild Dog Foundation (NGHWDF).

A pegada


Se você não está familiarizado com essas criaturas, esses cães selvagens só eram estimados a partir de duas fotografias promissoras, mas não confirmadas, feitas em 2005 e 2012.
Eles não tinham sido documentados com certeza em seu ambiente nativo há mais de meio século, e os especialistas temiam que tivessem sido extintos.

Conduzida pelo zoólogo James K McIntyre, a expedição se reuniu com pesquisadores locais da Universidade de Papua, que também estavam na trilha dos cães.
Uma cópia enlameada de uma pata em setembro de 2016 finalmente iluminou o caminho de todos, oferecendo evidências de que os animais ainda vagavam as florestas densas das montanhas, 3.460 a 4.400 metros acima do nível do mar.

Bingo!

Câmeras foram implantadas por toda a área da pegada, finalmente capturando mais de 140 imagens dos cães em apenas dois dias no pico de Puncak Jaya, o mais alto do Monte Carstensz e da ilha.

A equipe também foi capaz de observar e documentar os cães em primeira mão, e análise de DNA de amostras fecais confirmaram a sua relação com dingos australianos e cães-cantores-da-nova-guiné, variantes criadas em cativeiro desse cão selvagem.




Devido à falta de evidências da espécie, não está claro exatamente se as três espécies realmente são relacionadas, mas os cientistas esperam responder essa questão em breve.
O registro fóssil indica que o raro cão se estabeleceu na ilha pelo menos 6 mil anos atrás, chegando junto com imigrantes humanos. No entanto, novas evidências sugerem que eles podem ter migrado independentemente dos seres humanos. A importância científica e histórica da espécie continua a ser crítica para a compreensão da evolução dos canídeos.

Mais informações

Esses animais são mais comumente dourados, mas também existem em tons mais escuros e amarelados. Suas caudas são altas e em forma de gancho, como as de um Shiba Inu. Em todos os indivíduos observados até agora, as orelhas são eretas e triangulares.

Embora isso ainda não tenha sido confirmado, os cães selvagens da região montanhosa devem poder fazer as mesmas vocalizações únicas de seus parentes nascidos em cativeiro, os cães-cantores-da-nova-guiné:
A pesquisa sobre esses animais ainda está em andamento, e um artigo científico sobre a descoberta será lançado nos próximos meses.
A boa notícia é que os pesquisadores estão otimistas sobre suas chances de sobrevivência. Empresas de mineração locais precisaram tomar medidas especiais de proteção ambiental para preservar o ecossistema em torno de suas instalações, o que significa que inadvertidamente criaram um santuário no qual os cães selvagens puderam prosperar.
Fonte: [ScienceAlert]

segunda-feira, 27 de março de 2017

Tudo sobre a Estévia

Estévia → Toda a Verdade Sobre Este Adoçante Natural! 

 

stevia
Estévia é uma planta, Stevia rebaudiana, nativa do Brasil e Paraguai, cujas folhas têm um princípio adoçante natural muito potente, o esteviosídeo. Aqui vamos contar porquê a estevia é uma alternativa natural tão melhor do que o açúcar, quando a questão é se obter um sabor adocicado nos alimentos.
Você já deve ter se dado conta de que existem, nos supermercados, uma série de produtos onde entra a estévia em extrato. O extrato da estévia é um pó branco que adoça imensamente mais do que o açúcar da cana-de-açúcar - de 70 a 400 vezes mais.

O que é estévia?

Stevia rebaudiana, uma planta do gênero Stevia, da família Asteraceae, é um arbusto com longas folhas verdes e pequenas flores brancas, nativa da América do Sul. Os guaranis já usavam estévia há 1.500 anos - com ela temperam o mate para reduzir o seu amargor e também a usam como planta nutricional (é rica em minerais essenciais ao nosso organismo) e medicinal.
No entanto, o uso da estévia foi proibido na Europa, durante algum tempo, por se pensar que o esteviol, presente na planta, tivesse algum potencial cancerígeno.
O Japão usa estévia há décadas em diferentes tipos de bebidas e de alimentos como doces, sorvetes e iogurte.

Estévia é ou não é potencialmente cancerígeno?

stevia po
Diz-se que tanto o esteviol quanto o esteviosídeo, componentes naturais da estévia, são princípios ativos com potencial cancerígeno. Este é o argumento, ou a razão invocada para justificar cautela no uso alimentar da estévia nos diferentes países onde foi proibida. Também se discutiu extensamente sobre o possível efeito abortivo da estévia e o impacto negativo sobre o sistema reprodutivo humano.
Os estudos chegaram à conclusão de que, em doses elevadas, a ingestão de extrato de estévia pode ser, sim, potencialmente prejudicial à saúde mesmo tendo sido demonstrado que nosso organismo é capaz de dissipar os compostos tóxicos pelo intestino, fígado e rins.
A dúvida, no entanto, se refere ao consumo do extrato industrializado da estévia e não ao uso das folhas de estévia, prática comum nas populações do sul do nosso continente que, no entanto, não foi relacionado com ocorrência de problemas de saúde que o impeçam.

Estévia, diabetes e hipertensão

A estévia pode ser consumida por pessoas que sofrem de diabetes pois, como não é metabolizada pelo nosso organismo, não afeta os níveis de insulina e não inclui calorias na dieta.
Uma pesquisa verificou que a ingestão de extrato de estévia por diabéticos tem, inclusive, ação hipoglicemiante.
Outro estudo busca evidências de que o consumo de extrato de estévia poderá ter efeito antihipertensivo em pessoas que sofrem de hipertensão leve.

Ter seu arbusto de estévia no jardim é o melhor

stevia planta
Você poderá ter um arbusto de estévia no seu jardim e aproveitar o uso das folhas como adoçante, da mesma forma que sempre fizeram os guaranis.
A estévia pode ser plantada através de sementes (na primavera), em vasos ou diretamente no chão.
Em condições climáticas secas, mantenha um sistema de regas frequentes pois, esta planta gosta de calor e umidade.
Duas semanas após a sementeira você já deverá ter suas mudinhas. A estévia não é exigente com o tipo de solo: se o solo for argiloso a planta crescerá em altura, terá folhas menores e menos doces e, se o solo for arenoso e solto, a planta terá folhas maiores e mais edulcorantes.
A planta da estévia também pode ser plantada de galho - basta colocar o galho cortado no solo úmido e esperar o enraizamento que, costuma ser fácil e rápido.

Como fazer seu adoçante de estévia em casa

Você deverá ter uma quantidade boa de folhas reunidas - indica-se cortar a planta toda deixando 10 cm de altura de toco de base, que irá rebrotar com as chuvas. Ou também poderá cortar só as folhas que vai precisar, mantendo o arbusto e as flores.
Junte as folhas e deixe secá-las ao ar. Bata as folhas secas no liquidificador até obter um pó fino. Este pó é o “açúcar de estévia” que você poderá usar na próxima temporada - guarde-o em frasco hermético, em local seco e fresco.
Esse pó de folhas secas de estévia tem um poder edulcorante 20 vezes maior do que o do açúcar refinado.

A estévia que se pode comprar

No mercado você encontrará estévia em diversas formulações: cristais brancos sintetizados, tintura, pastilhas e pó de folhas.
Procure sempre a informação de origem que confirme tratar-se de 100% de Stevia rebaudiana. Nas formulações de mercado, especialmente nas pastilhas, você poderá encontrar também diversos outros componentes como:
eritrolo  (um novo edulcorante sintético que barateia o custo e confere maior volume aos preparados de estévia),
bicarbonato de sódio (como regulador de acidez),
estearato de magnésio (secante e moldante, para as pastilhas não se desfazerem nos moldes de fabricação),
aromas (para melhorar o sabor final do produto ou mascarar o sabor de alcaçuz, que não deveria estar lá), etc.

Como usar a estévia no seu dia a dia

stevia 2
O pó de folhas secas de estévia pode ser usado para adoçar líquidos e chás e tem um poder bem maior de adoçar do que o açúcar - uma pontinha de colher de chá é quanto bastará. Para fazer biscoitos, por exemplo, você deverá usar só 4 gr de pó de folha de estévia para cada 400 gr de farinha de trigo. Então, claro, o pó de folha não entra nas receitas com o mesmo objetivo pois, vai faltar volume e peso, que você deverá complementar com outra coisa.
O concentrado líquido tem mais de 70 vezes o poder edulcorante do açúcar e o extrato, mais de 300 vezes.
Para adoçar o café ou o chá você pode usar tanto o extrato em pó como o pó de folha moido diretamente no filtro. As folhas frescas podem ser usadas para adoçar qualquer chá de ervas que você queira fazer.

O sabor da estévia, qual é?

Lembra, de longe, o do alcaçuz e, no começo, pode até nem ser tão aceitável assim. Os que consomem estévia como adoçante dizem que o extrato altera o sabor real do alimento adoçado de uma maneira que não agrada a muitos.

Contraindicações

● abortivo - seu uso não é aconselhado a mulheres grávidas
● altera o gosto do leite materno - não recomendado a mulheres que amamentam
● alergênico potencial a quem tem alergias na família botânica das Asteraceae (absinto (Artemisia absinthium), a alface (Lactuca sativa), o girassol (Helianthus), o crisântemo (Chrysanthemum sp.), a margarida (Bellis perennis), entre muitas outras).
● diabéticos e hipertensos devem ter muito atenção à dosagem para não sofrerem reduções abruptas de níveis de glicose no sangue e hipotensão arterial.

Outros adoçantes naturais

Mas, se não te agrada o sabor da estévia, saiba que existem outras alternativas naturais de adoçante, para se evitar o açúcar de cana:
● adoçante de arroz
● malte de cevada
● xarope de bordo
● xarope de agave
● açúcar de coco
● xarope de maçãs

Fonte: https://www.greenme.com.br/alimentar-se/alimentacao/5171-stevia-toda-verdade

sábado, 25 de março de 2017

Saúde: Uma lista de alimentos naturais que melhora seu desempenho


Melhore seu desempenho com esses 15 alimentos naturais

O desempenho esportivo está diretamente relacionado ao que comemos. Além dos alimentos serem o nosso combustível, eles também ajudam a prevenir ou curar lesões. Sem uma boa alimentação, os ganhos ficam estagnados e o desempenho é seriamente comprometido!

Na musculação, escolhemos preferencialmente alimentos com as seguintes características:
Baixo índice glicêmico (IG): os alimentos com baixo IG são aqueles que liberam lenta e gradualmente a energia contida neles, evitando assim os picos de insulina no sangue e o acúmulo de gordura.
Elevado teor proteico: a proteína é responsável por fornecer os aminoácidos necessários para a manutenção da massa magra e promover o crescimento muscular.
Gorduras boas:  gorduras insaturadas e ricas em ômega 3, 6 e 9 são essenciais para o bom funcionamento do organismo e ajudam na perda de gordura.
Alimentos com fibras:  as fibras proporcionam um bom funcionamento do intestino e promovem sensação de saciedade, retardando a fome e evitando o consumo excessivo ou ingestão de alimentos fora do horário.
PROTEICOS

GRÃO DE BICO  
O grão de bico pode ser útil para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, pois promove a redução do colesterol ruim (LDL) no sangue. A gordura está presente em pouca quantidade, mas o grão de bico possui teor nutricional importante de gorduras boas, como ômega 6 e 9. O carboidrato do grão de bico possui baixo índice glicêmico, o que é bom para pessoas com diabetes e praticantes de atividades físicas.
TOFU
O tofu concentra uma boa dose de cálcio e proteína, protegendo ossos e promovendo as condições necessárias em relação à demanda de aminoácidos para o crescimento de músculos. Também é rico em vitaminas do complexo B, ferro e magnésio. Este último mineral atua no metabolismo da proteína, do carboidrato, da gordura e evita a compulsão por doces.
O queijo de soja é perfeito para quem quer ganhar músculos e para quem quer emagrecer sem passar fome!
FARINHA DE FEIJÃO BRANCO
Possui uma excelente combinação de carboidratos com baixo índice glicêmico e proteínas. Sua farinha promete favorecer o emagrecimento e a redução dos níveis de açúcar no sangue, pois a proteína presente nesse feijão inibe a absorção de glicose pelo organismo, sendo importante para o controle do diabetes.
CHIA
Por ser uma boa fonte de proteínas e fibras, essa semente dá sensação de saciedade por um tempo maior e facilita o trânsito intestinal. Ao adicionar a chia na alimentação, o processo digestivo torna-se mais demorado, evitando a sensação de fome logo após o consumo. A chia também é rica em ômega 3 e cálcio.
QUINOA
A quinoa é um alimento de alto valor biólogico, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo funcione corretamente. Pode ser utilizada em grãos para preparos de pratos quentes e saladas ou em flocos, como uma excelente forma de turbinar o seu shake pré/pós-treino e também pode ser consumida com frutas.
CARBOIDRATOS
Aveia - Natural Vibe
AVEIA
A aveia é um dos cereais com maior concentração de proteínas (20%) e também contém vitamina B5 que auxilia no metabolismo de vários nutrientes, hormônios e na produção de anticorpos.
A aveia possui fibras que retardam o esvaziamento gástrico, proporcionando maior tempo de saciedade e aumentam o volume do bolo fecal, diminuindo a absorção de colesterol pelo corpo.  Dessa forma, reduz a formação de placas de gorduras que causam doenças cardiovasculares.
BATATA DOCE
A grande propriedade deste alimento está no baixo índice glicêmico. Contém fibras que são capazes de proporcionar uma maior sensação de saciedade. A batata doce possui alta taxa de vitamina A, que age como antioxidante e atua na manutenção dos ossos, tecido epitelial e sistema imunológico. É rica também em vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, ferro, potássio e fósforo.
ARROZ VERMELHO OU PRETO
O arroz é uma excelente fonte de carboidratos. As versões vermelha ou preta são ainda melhores, pois possuem mais proteína e fibras, que garantem melhor funcionamento intestinal, melhoria da absorção de glicose e colesterol, prevenção de diabetes e  redução do acúmulo de gorduras nas artérias.
LIPÍDIOS
Óleo de linhaça natural vibe

ÓLEO DE LINHAÇA
A semente possui vitamina E, que previne as doenças degenerativas e o envelhecimento precoce. Também é composta por antioxidantes e anticancerígenos, além de ácidos graxos (ômega 3, 6 e 9), que combatem problemas cardiovasculares e o mau colesterol. O óleo de linhaça não é apenas um aliado importante para emagrecer, mas também, é importante para a saúde em geral.
ÓLEO DE CÁRTAMO
Rico em ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados, o óleo de cártamo tem a propriedade de promover estímulos de saciedade por aumentar a leptina, hormônio resistente em obesos. Ele contém ômega 6 e ácido linoleico, que protegem contra o câncer, formação de placas de colesterol nas artérias e diabetes tipo 2.
ÓLEO DE PRÍMULA
O óleo da semente de prímula contém ácido gama-linolênico (GLA), vital para aliviar inflamações e fortalecer o sistema imune. Também ajuda a manter o sangue fluindo livremente, reduz a pressão arterial elevada, desempenha um papel importante na redução de câncer de mama, além de reduzir o colesterol alto. O GLA ainda ajuda na energia para o corpo e supre as gorduras estruturais presentes no cérebro, músculos, medula óssea e membranas das células.

FUNCIONAIS

CHÁ VERDE
Pelo seu potencial antioxidante, previne o envelhecimento e acelera o processo de recuperação muscular. O chá verde pode atuar de forma benéfica em algumas doenças como diabetes, cardiopatias, infecções virais, inflamações em doenças degenerativas e até mesmo no câncer. Os estudos nos mostram que o ideal é ingerir o chá das folhas.
GOJI BERRY
O consumo do goji berry regularmente pode melhorar o humor e a pressão sanguínea. Ajuda a controlar o colesterol e, acredite, ela é usada até no tratamento para impotência sexual! Tudo isso porque o goji berry é extremamente rico em aminoácidos, vitaminas, minerais e antioxidantes. A fruta se destaca, ainda, pela alta concentração de vitaminas: contém 2500 mg de vitamina C em 100 gramas do alimento. São ricas também em vitaminas B1, B2 e B6 e vitamina E.
CAFÉ VERDE
Os grãos de café verde podem ajudar a emagrecer em um período relativamente curto de tempo combinado com alimentação saudável e exercícios. A ingestão diária de cápsulas de café ajudou um grupo de pessoas com sobrepeso e obesos a emagrecer em um período de seis meses. O efeito dos grãos se deve a uma substância chamada ácido clorogênico, mais presente nos grãos de café sem torrar.
RAIZ DE MACA
A Maca, ou Ginseng dos Andes é um vegetal crucífero nativo das Montanhas Andinas do Peru. Vem sendo utilizado desde a época dos Incas como um tônico capaz de aumentar a capacidade física e manter o bom funcionamento do organismo, porém ganhou fama como estimulante da libido. Além disso, a raíz de maca é capaz de aumentar a energia e vitalidade, melhorar o desempenho físico e mental, manter um bom equilíbrio orgânico e ajuda a repor as energias do corpo esgotado.
A dieta vegana que visa o melhor desempenho muscular contém boa parte destes alimentos. Na prática, percebemos que a batata doce e aveia estão sempre presentes tanto na fase de ganho de massa magra quanto na fase de emagrecimento dos praticantes de atividade física. As proteínas variadas são interessantes para que tenhamos sempre a maior diversidade de aminoácidos. O uso de alimentos funcionais visando acelerar o metabolismo é sempre interessante quando aliado às orientações do seu nutricionista e às atividades físicas.

Fotos ShutterStock & Pinterest
Fonte: http://naturalvibe.com.br/15-alimentos-naturais-desempenho/

terça-feira, 21 de março de 2017

A maior caverna do mundo fica no Vietnã

Son Doong, pode abrigar um arranha-céu




Localizada na província de Quang Binh, no Vietnã, a caverna Son Doong é atualmente considerada a maior formação do tipo no mundo inteiro. Com um comprimento estimado de aproximadamente 140 quilômetros, o local possui espaço suficiente para abrigar um arranha-céu de 40 andares de altura e conta com aspectos muitos incomuns para uma caverna, como a presença de praias e até mesmo uma floresta tropical interna.

O nome Son Doong, na língua do país, significa “Caverna do Rio da Montanha”, o que é uma referência ao seu processo de formação. Acredita-se que a formação tenha se originado há algo entre 2 e 5 milhões de anos por conta da erosão causada por um rio subterrâneo ao calcário que existe embaixo da montanha do parque nacional Phon Nha-Ke Bang, que fica 280 quilômetros ao sul da capital Hanói.

A caverna foi descoberta originalmente por um fazendeiro local chamado Ho Khanh em 1991, mas só foi realmente explorada após a chegada de um grupo de especialistas britânicos em exploração subterrânea, liderados por Howard Limbert em 2009. Por conta da água do rio e das rochas erodidas, o local conta com um ecossistema formado por lagos, praias e vida animal própria.





Tesouros naturais



Embora não contenha nenhum grande achado arqueológico ou histórico, Son Doong possui alguns pontos em que o calcário do teto cedeu após a erosão, abrindo verdadeiros tetos solares para que a luz externa penetre na escuridão da caverna. Nesses locais, a floresta tropical acabou se espalhando e invadindo parte da área subterrânea, criando uma visão impressionante.

Outra beleza natural do local são as raras pérolas minerais criadas pelo lento gotejar de água com sais do teto da caverna. Com o passar dos anos, o material se acumula na forma de pequenas esferas perfeitamente formadas.

Os primeiros grupos de turistas a passar pelo local chegaram em 2013, e desde então a caverna conta com visitas guiadas. Custando cerca de US$ 2,3 mil (em torno de R$ 7,49 mil), os passeios duram 7 dias e os participantes podem passar suas noites em acampamentos dentro de Son Doong.


Fonte(s):Son Doong Cave
Imagen(s):Con Doong Cave Vietnam
Remote Lands
BoomsBeat

sexta-feira, 17 de março de 2017

Visão deslumbrante de fenômeno meteorológico no Canadá

Descubra o que são os misteriosos pilares de luz que surgiram no Canadá



Há alguns dias um cara chamado Timmy Joe Elzinga, residente de Ontário, no Canadá, se deparou com algo estranho. Ele se levantou no meio da noite, olhou pela janela de casa e avistou a belíssima cena que você viu na imagem acima. Timmy não se deixou intimidar pelo frio congelante — de – 18 °C! — que fazia no lado de fora, clicou várias fotos do belíssimo espetáculo e as compartilhou no Imgur. Desde então, seus registros viralizaram. Confira mais uma imagem:

Já pensou levantar no meio da noite e avistar esse visual pela janela? 
 
Mas, o que, afinal, são os misteriosos feixes coloridos de luz que Timmy fotografou no meio da noite? Algum evento alienígena? Uma manifestação sobrenatural? Uma versão maluca da aurora boreal (essa era a suspeita de Timmy)? Na verdade, se trata de um fenômeno meteorológico, e que não tem nada de inexplicável.

Pilares de luz

O que Timmy fotografou foi um fenômeno meteorológico relativamente comum conhecido como pilar de luz. Ao contrário do que o próprio canadense pensou que se tratava, esses curiosos feixes coloridos não tem nada a ver com as auroras boreais — que se formam quando partículas provenientes do Sol carregadas eletricamente interagem com átomos presentes na ionosfera, resultando nas belíssimas luzes que aparecem nas regiões polares da Terra.

 

O fenômeno pode não ser tão incomum assim, mas que é espetacular, isso ele é, você não acha?

Os pilares de luz ocorrem quando pequenos cristais de gelo hexagonais e planos se formam em regiões mais baixas da atmosfera do que o comum, criando uma espécie de espelho gigante que reflete a luz emitida por uma fonte qualquer — como as luzes de casas, carros e das cidades.
Então, o que acontece é que, em vez de viajar para o espaço, as luzes acabam sendo refletidas de volta à Terra pelos cristais de gelo, criando a ilusão dos pilares. As cores, aliás, costumam ser as mesmas das fontes luminosas e, por isso, os feixes aparecem coloridos. Na realidade, os pilares de luz tem algo em comum com as auroras boreais sim: eles se formam em regiões muito, muito frias, como é o caso do Canadá no inverno.

Fonte(s):El País/Jovi Esteve 
               io9/Esther Inglis-Arkell

segunda-feira, 13 de março de 2017

Veja a cachoeira mais alta e incrível do mundo

Esta é, possivelmente, a cachoeira mais incrível que você já viu


Com 979 metros de altura, sendo 807 deles de queda ininterrupta, Salto Ángel é a cachoeira mais alta do mundo. Ela é uma imponente obra de arte da natureza por si só, mas consegue ficar ainda mais magnífica com uma forcinha da tecnologia: o pessoal da associação cultural venezuelana Theraphosa utilizou um drone para fazer algumas tomadas aéreas do lugar – e o resultado não poderia ser nada menos que impressionante.
O local, também conhecido como Kerepakupai-meru no idioma indígena pemon, que significa "queda de água até o lugar mais profundo", foi batizado em homenagem ao aviador e explorador norte-americano Jimmy Angel, que sobrevoou o local em 1933.
A queda é tão alta que a corrente de água só consegue se manter por algumas dezenas de metros antes de se transformar numa imensa nuvem líquida. Salto Ángel foi, inclusive, a inspiração para um dos locais da animação "Up – Altas Aventuras".

Fonte(s): Jermaín Odremán (YouTube)
 
 

sábado, 11 de março de 2017

Confira 10 lugares inacréditáveis e surreais


Alguns lugares do nosso lindo globo azul nos fazem ter um pensamento imediato na cabeça: “esse lugar existe?”. A resposta, muitas vezes, é que sim, existe. Selecionamos alguns lugares que mais parecem obras de arte. Moldados pela natureza, compõem toda uma atmosfera que parece não ter muita explicação.

Confira nossa lista abaixo e veja que tudo é possível:

1. Em Zumaia, na Espanha, um tesouro geológico toma conta das praias Itzurun e Santiago. As camadas de rocha, batizada de Flysch, formam um visual impressionante. 

lugares13

2. Não há dúvidas de que os Lençóis Maranhenses, em terras brasileiras, tem uma paisagem surreal e simplesmente incrível.

lugares14

3. As cavernas de gelo de Skaftafell, na Islândia, são como um sonho daqueles bem malucos. O teto parece até gelatina!

lugares15

4. Se você não se dá muito bem nas ondas do mar, se liga nessa onda diferente. A paisagem de Wave, no Arizona, EUA, é uma das mais fotografadas do mundo. Uma verdadeira obra de arte da natureza.

lugares16

5. A primavera no Japão é linda. O Kawachi Fuji Garden é um túnel encantador com cerca de 46 metros, repleto com mais de 20 flores distintas, como as Glicíneas, que aparecem na foto.

lugares18

6. Parece que está sempre ventando bem forte nessas árvores do Slope Point, na Nova Zelândia. E estava! O vento sopra tão forte no local, que a estrutura das árvores ficou assim, retorcida.

lugares12

7. As cavernas de Waitomo, na Nova Zelândia, parecem estar repletas de vaga-lumes, mas na verdade, a luz provém de larvas voadoras. Seria como entrar em um céu estrelado, onde o medo do escuro passa longe. 

lugares11 

8. Construída em 1968, essa casa atrai muitos turistas curiosos. Após alguns perrengues, ela continua lá, firme e forte. Eis o caminho: fica no rio Drina, perto da cidade de Bajina Basta, no extremo leste do Parque Nacional de Tara, na Sérvia.

lugares25 

9. Plitvice Lakes, na Croácia, parece nos provar que o paraíso existe. Com uma beleza única, esse parque abriga 16 lagos que estão conectados por cascatas e piscinas naturais.

lugares

10. Na Irlanda do Norte, a Giant’s Causeway – ou Calçada dos Gigantes – é uma passarela feita de bassaltos, resultante de uma erupção vulcânia que ocorreu a cerca de 60 milhões de anos.

lugares24

terça-feira, 7 de março de 2017

Um Labrador Guarda-Vidas

Labrador que atuou em Mariana vira o primeiro cão guarda-vidas do Brasil



Quem frequenta a praia de Cabeçudas, em Itajaí (SC), deve ter visto um guarda-vidas diferente: peludinho e quadrúpede. Ele é o Ice, o primeiro cachorro a ter essa função no Brasil, que vem trabalhando desde janeiro – tanto que ele foi reconhecido pelo RankBrasil e entrou para o livro de recordes nacionais.
De acordo com Thiago Evandro Amorim, soldado do Corpo de Bombeiros que atua como condutor do cão, em uma situação em que dois guarda-vidas estão presentes no posto e três pessoas são arrastadas pelo mar, os dois se deslocam para resgatar duas vítimas. “Ice entra como um reforço, levando uma boia para a terceira pessoa, mantendo-a em segurança até a chegada de um guarda-vidas humano”, explica.
O cachorro atua das 15h às 20h, intercalando um dia de trabalho com dois de descanso. Segundo o soldado, esse sistema acontece para zelar pela saúde de Ice. “Não o levamos ao desgaste extremo, fazemos com que a atividade seja muito prazerosa pra ele”, comenta. Durante todo seu turno, Ice tem água à disposição, e a cada 45 minutos ele é levado para fazer suas necessidades em um local adequado.

 
Ice auxilia os guarda-vidas na praia de Cabeçudas

Resgate em Mariana 

Amorim conta que o projeto Cão Guarda-Vidas surgiu durante pesquisas de trabalhos semelhantes realizados em países da Europa, como em uma escola de salvamento aquático na Itália, onde os cães são treinados para reforçar o efetivo da guarda costeira em operações no oceano.
Desde o seu segundo mês de vida, Ice foi adestrado para se tornar um cão de busca. No início de 2016, ele começou os treinamentos para atuar como guarda-vidas. O cão possui certificações regidas pela International Rescue Organization (IRO), que é responsável pelas diretrizes do serviço de busca com cães no mundo e por desenvolver as provas de certificação necessárias para que a dupla homem/cão possa executar essa atividade em ocorrências reais em nível mundial – Ice tirou a nota máxima.
Anteriormente, o labrador fora acionado para atuar em Mariana (MG), na localização de vítimas do soterramento que assolou a cidade em 2015. “Durante os trabalhos, ele indicou diversas regiões onde havia pessoas soterradas, infelizmente já em óbito, mas com certeza assim foi possível contribuir para trazer um mínimo de consolação aos familiares”, conta Thiago.

 

O labrador também procurou vítimas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na tragédia do rompimento da barragem

Ice ainda participa do projeto de Cinoterapia, no qual ele tem contato com pacientes, familiares e funcionários do Hospital e Maternidade Marieta Konder Borhaussen, levando um pouco de alegria e conforto para todos.
Fonte: Mega Curioso http://www.megacurioso.com.br

sexta-feira, 3 de março de 2017

Homossexualidade entre animais, ciencia explica

O que a Ciência diz sobre homossexualidade entre animas?

 

homossexualidade-animais_03
O comportamento homossexual é comum entre os animais e trata-se de um mistério evolutivo, já que os parceiros não possuem nenhum benefício quando o assunto é gerar descendentes.
No entanto, um estudo realizado por especialistas da Universidade de Uppsala, na Suécia, sugeriu que esse tipo de comportamento estaria associado a benefícios genéticos. Além disso, segundo eles, as linhagens genéticas são responsáveis por apresentar tendências homossexuais nos animais.
Segundo Charles Darwin, os impulsos sexuais de animais são concebidos para fins reprodutivos. Portanto, são, necessariamente, heterossexuais. Contudo, cada vez mais pesquisas sugerem que animais gays – anteriormente indeferidos por biólogos – são mais comuns do que se pensava.Alguns biólogos afirmam que esse tipo de comportamento já foi descoberto em cerca de 1.500 espécies diferentes, que incluem emas, galinhas, coalas, salmão, gatos, corujas e golfinhos.

Em 2010, a bióloga Lindsay Young estudava uma colônia de albatrozes na Universidade do Havaí, quando descobriu que muitos deles apresentavam indícios de homossexualidade. Segundo ela, um terço dos casais consistia em duas fêmeas, sendo que algumas estavam juntas há 19 anos. Nesse período, ambas as parceiras geraram dezenas de filhotes. Ao que tudo indica, elas selecionavam um parceiro para ser pai e depois voltavam para os seus ninhos para incubar os ovos com suas “esposas”.

Segundo os pesquisadores de Uppsala, a hipótese de que fêmeas e machos compartilham a maioria dos genes pode explicar a ocorrência desse comportamento. Assim, eles testaram essa ideia usando besouros machos e fêmeas com baixos níveis de SSB – uma proteína essencial na replicação, reparação e combinação do DNA.
Utilizando a reprodução artificial, eles criaram linhagens genéticas com tendências a exibir a SSB. Usando estas estirpes, os pesquisadores mostraram que, quando um determinado sexo, criado para ter mais SSB, irmãos de sexo oposto mostraram aumento no desempenho reprodutivo. “Por exemplo, observamos nos machos que tinham sido criados para o comportamento homossexual que eles eram menos exigentes quando lhes era dada a escolha entre a cortejar um macho ou uma fêmea”, disse o professor assistente David Berger, do Departamento de Ecologia e Genética da Universidade. “Enquanto isso, suas irmãs punham mais ovos e reproduziam mais descendentes do que antes”, relatou.

Os resultados sugerem que a SSB pode ser prevalente em um gênero, porque os genes que regulam o comportamento são preservados pela seleção natural através de seus benefícios no sexo oposto. Isso aponta para a existência de um mecanismo geral, que mantém diferentes formas de SSB em uma ampla variedade de animais.

Segundo o zoólogo Petter Bockman, da Universidade de Oslo, os animais realmente podem ser gays, embora a palavra “homossexual” não seja tão precisa, já que eles não são membros da espécie Homo. “A sexualidade não é apenas sobre fazer bebês, é também sobre fazer o trabalho de rebanho. Para alguns animais, a homossexualidade é um comportamento normal”, disse.

Os resultados do estudo realizado pelos pesquisadores suecos foram publicados na revista BMC Evolutionary Biology.
[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail / Flickr ]